21 de out. de 2010

A chocante convocação para nos gloriarmos na Cruz – John Piper



Nesse respeito, poucos versículos da Bíblia são mais radicais, de abrangência maior e de exaltação maior a Cristo do que Gálatas 6.14: "Longe esteja de mim gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". Ou para dizer isso de modo positivo: só se glorie na cruz de Jesus Cristo. Essa é uma idéia única. Um só alvo para a vida. Uma única paixão. Só se glorie na cruz. A palavra "gloriar-se" pode ser traduzida "exultar em" ou "alegrar-se em". Só exulte na cruz de Cristo. Só se regozije na cruz de Cristo. Paulo diz: seja esta sua única paixão, sua única ostentação e alegria e exultação. É chocante Paulo dizer que devemos nos gloriar somente na cruz de Cristo, por duas razões.


Uma é que ele parece estar dizendo: só se glorie na cadeira elétrica. Exulte somente na câmara de gás. Só se regozije na injeção letal. Que seu único motivo de orgulho seja a corda de linchamento. "Longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo". Nenhuma forma de execução já inventada foi mais cruel e agonizante do que ser pregado numa cruz e pendurado para morrer como um pedaço de carne. Foi horrí¬vel. Você não teria agüentado olhá-lo - não sem gritar e arrancar o cabelo e rasgar sua roupa. Provavelmente teria vomitado. Deixe que isso, diz Pau¬lo, seja a única paixão de sua vida. É isso que choca em suas palavras.

A outra é que ele diz que isso há de ser o único orgulho de sua vida. A única alegria. A única exultação. "Longe esteja de mim gloriar-me senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo". O que ele quer dizer com isso? Será que está falando sério? Nenhum outro motivo de orgulho? Nenhuma outra exultação? Nenhuma outra alegria senão a cruz de Jesus?

E como ficam as passagens onde o próprio Paulo usa a mesma pala¬vra para falar em gloriar-se ou exultar em outras coisas? Por exemplo, Ro¬manos 5.2: "Gloriamo-nos na esperança da glória de Deus". Romanos 5.3,4: "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança experiência; e a experiência esperança". E 2 Coríntios 12.9: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". Também 1 Tessalonicenses 2.19: "quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós?".

"Glorie-se só nisso" significa que "todo gloriar-se seja gloriar-se nisso"

Então se Paulo pode gloriar-se e exultar e alegrar-se em todas essas coisas, o que ele quer dizer - que ele não se gloriaria senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo? Será que há incoerência ou sentido duplo? Exultar-se em uma única coisa, mas dizer que exulta em outra? Não. Há uma razão bem profunda para se dizer que toda exultação, todo regozijo, todo gloriar-se em algo deve ser um alegrar-se na cruz de Jesus Cristo.

Paulo quer dizer algo que mudará todas as partes de sua vida. Ele quer dizer que, para o cristão, todo outro gloriar-se também deve ser um gloriar-se na cruz. Toda exultação em tudo mais deve ser exultação na cruz. Se você exulta na esperança da glória, você deve estar exultando na cruz de Cristo. Se você exultar na tribulação, porque a tribulação opera a esperança, sua exultação deve ser na cruz de Cristo. Se exultar em suas fraquezas, ou no povo de Deus, você deve estar se exultando na cruz de Cristo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...