17 de jun de 2011

SALVAÇÕES E SALVAÇÃO


Mt.22.29 – “Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus”Vivemos hoje o esvaziamento do significado das palavras, e a palavra SALVAÇÃO é uma das vítimas ! Há muitas pessoas se convertendo a ofertas de salvação, sem amparo na bíblia... É salvação do desemprego; das dívidas; da enfermidade; dos conflitos relacionais...tudo isso é salvação com “s” minúsculo, no vale-tudo para encher igreja. A igreja precisa se voltar para a Palavra e pregar a única Salvação que realmente importa. (At.16) É esta Salvação que justifica a existência da Igreja, e é por esta Salvação que nos reunimos:
(1)Para celebrar o Deus da Salvação (Sl.95.1)
(2)Para anunciar a Salvação (Sl.96.1,2).
A advertência de Jesus neste texto (Mt.22.29) é essencialmente sobre a Salvação; sobre a necessidade de uma correta compreensão e suas implicações na vida prática...e é disso que vamos tratar aqui: Qual o teor da advertência de Jesus e quais sua implicações para a vida:

1. ENTENDER A SALVAÇÃO É FUNDAMENTAL

“Errais...” - Jesus fala isso num contexto em que a Salvação, tal como é apresentada na Bíblia é questionada, pois questionar a Ressurreição, como os saduceus estavam fazendo no contexto, era questionar a própria realidade da Salvação. Paulo nos diz que se não há ressurreição também não salvação (1Co.15.1-19ss) Todo erro começa em não compreender o fundamental ! Compreender a Salvação é ponto de partida para entender outras realidades importantes. - Por exemplo, qualquer noção de Adoração parte de uma compreensão da natureza da Salvação. (Jo.4.22 – “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.”) - Também não há expressão de espiritualidade sadia sem entendimento básico da verdade da Salvação. (Jo.3.6;I Co.2.12-16) A Salvação precisa nortear o nosso pensamento !! Em tudo: nos negócios; no trabalho; nos estudos; nas relações...precisa transparecer nas nossas ações !! A Salvação confere ao homem uma nova cosmovisão (visão do mundo) !!! Será que alguém em sã consciência ainda pode dizer que pouco importa o que se sabe sobre Salvação ? Será que podemos viver como cristão completamente alheios a idéia bíblica de Salvação ?

2. A SALVAÇÃO É CENTRAL NAS ESCRITURAS

“Errais, não compreendendo as Escrituras...” - Se compreender a salvação é fundamental então estudar a Bíblia é fundamental (Jo.5.39 – “examinai as escrituras pois cuidas ter nela a vida eterna”, conf. Tm.3.15). A Bíblia deve ser lida com esta verdade em mente – a Bíblia fala de Salvação do inicio ao fim – o relato da queda traz uma promessa de Salvação o Apocalipse termina com uma promessa de Salvação em cores vívidas! A bíblia, portanto, não é pretexto para contar minhas historinhas, nem coadjuvante das minhas experienciazinhas...não é livro de historinhas, nem se presta a dizer o que queremos que ela diga ou atender os nossos caprichos, mas trazer a mente a realidade: - nos fala da nossa real condição (pecadores) - da regeneração (ação exclusiva de Deus) - da fé e conversão (só possível depois da regeneração) - da santificação (ação mais do Espírito, mas também nossa) - da glorificação (só concebida com consciência de misericórdia e graça) “tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, afim de que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança” Rm.15.4

3. A SALVAÇÃO É GRANDIOSA, ACIMA DE TODA COMPARAÇÃO

“Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus...” -Os saduceus vem até Jesus com um raciocínio puramente humano e terreno sobre a Ressurreição (Salvação) O grande erro deles nesse ponto, está em comparar algo tão grandioso com algo tão pequeno... Existe um conceito de ressurreição na vida presente, que apesar de sua subjetividade é importantíssimo e não devemos nos esquecer - fomos ressuscitados para uma NOVA VIDA ! Mas, também fomos chamados para viver um dia de cada vez (intensamente, é bom que se diga) com os olhos lá na frente!!! Tendo ciência de que mesmo as bençãos que recebemos hoje são efêmeras sombras da Salvação que se confirmará quando Cristo voltar ! - Não rejeitamos nada, pois sabemos que tudo vem das mão de um Deus que efetivamente controla - Não vivemos sob a tirania do resultado exterior... Mas...celebramos a Graça e vivemos de cabeça erguida, pois nada nesta vida se pode comparar com a TÃO GRANDE SALVAÇÃO !! Ela maior que qualquer milagre...maior que qualquer busca ou realização pessoal!! (II Co.4.8ss)

4. A SALVAÇÃO É A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS

“Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus...” -Não existe maior expressão do poder de Deus do que a salvação de um homem. Paulo nos diz em Rm.1.16 que é o "poder de Deus para salvação de todo aquele que crê"; Diz ainda em 1Co.1.18 que "é loucura para os que se perdem, mas para nós é poder de Deus". É portanto, a manifestação por excelência...por isso é difícil entender por que tantas pessoas na Igreja vivem correndo atrás de milagres...ou mesmo precisam de algum acontecimento que autentique a fé...Enquanto a palavra de Deus estiver sendo pregada continuaremos vendo a mais sublime manifestação do poder de Deus entre os homens....SALVAÇÃO !



GLÓRIA, POIS A ELE ETERNAMENTE !

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...