6 de out. de 2011

Emails a Jovem Cristã com Primeiro Namorado - comunicação


Enviada de: Augustus Nicodemus Lopes
Enviada em: 01/10/2011
Para: Maria do Socorro
Assunto: RES: Pastor, me ajude
--------------------------------------------------------------------------------------------------
 Oi, Maria do Socorro,

Recebi seu email pedindo ajuda para saber como se conduzir, como jovem crente, agora que está namorando pela primeira vez. Meu tempo está apertado, e neste email vou apenas começar, depois escrevo mais.

Você me pede orientações bíblicas sobre o namoro. Bom, você sabe que não havia namoro nos tempos bíblicos e portanto não temos textos diretos sobre o assunto. Mas, podemos aprender com os princípios da Bíblia sobre casamento, relacionamentos, sexo e assim por diante.

Para começar, o casamento é uma instituição divina, estabelecida por Deus na criação, entre um homem e uma mulher e que tem o propósito de durar até a morte. O divórcio, segundo eu entendo (há controvérsias neste ponto) somente em dois casos, adultério e abandono. Diante disto, acredito que todo namoro deve visar o casamento. Não creio em "ficar", namorar por namorar ou para se divertir apenas. O namoro é um período de conhecimento mútuo, intectualmente, emocionalmente e socialmente. Por este motivo, e considerando as complicações e perigos do "namoro" moderno, muitos líderes cristãos defendem o sistema de "corte," onde não há troca de carícias, descobertas íntimas e avanço de sinal. O foco é no fortalecimento da amizade e na construção da confiança, duas coisas que serão inclusive mais importante do que o sexo no casamento futuro.


Pensando nisto, crente deveria namorar somente quem fosse crente. Fiquei muito feliz que foi esta a sua decisão e que o Cardoso é um jovem crente comprometido com Deus. Embora o fato de que ambos são crentes em Jesus Cristo não garanta um namoro e um casamento feliz e bem sucedido, com certeza já é uma base sobre a qual o relacionamento pode se firmar e encontrar apoio nas horas de crise.

Bom deixe-me agora mencionar algumas áreas importantes a serem observadas pelos namorados cristãos.

A primeira é a COMUNICAÇÃO. Poucas áreas dão tantos problemas no namoro como esta. Tem gente que não sabe ouvir; outras falam demais e falam de si mesmo o tempo todo. E há o outro extremo, pessoas que não falam, ou falam pouco. Pior, tem jovens que são ríspidos e grossos, rudes e mal educados e que não entendem as diferenças naturais e óbvias entre homem e mulher.

A Bíblia nos ensina a falar positivamente, de maneira construtiva, mesmo quando for necessário corrigir e criticar o outro. Veja só estas passagens:
  • Provérbios 16:24 - Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo.
  • Provérbios 16:21 - O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber.
  • Provérbios 12:25 - A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.
Também aprendemos que é preciso moderar a língua e pensar antes de falar:
  • Provérbios 10:19 - No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente.
  • Provérbios 17:27-28 - Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência. Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio, e o que cerra os lábios, por sábio.
  • Provérbios 22:11 - O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.
  • Provérbios 13:3 - O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
É muito importante sempre dizer a verdade:
  • Mateus 5:37 - Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
  • Mateus 12:36-37 - Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
Mas, aprenda também a falar a verdade mas sempre no tempo certo e da maneira certa. A falta de sabedoria em dizer a verdade tem estragado muitos relacionamentos. Veja só:
  • Provérbios 15:23 - O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra, a seu tempo, quão boa é!
  • Provérbios 24:26 - Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas.
  • Provérbios 25:11 - Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
  • Provérbios 29:20 - Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há para o insensato do que para ele.
 E por fim, se esforce para escutar antes de responder:

  • Provérbios 18:13 - Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha.

Bom, é só por enquanto. No próximo email vou responder sua pergunta sobre contato físico no namoro. Por enquanto, pense nestas passagens e procure aplicar à comunicação entre você e o Cardoso. Como eu disse, esta é uma área que traz muitos problemas no namoro e não fica melhor depois do casamento - é preciso aprender a se comunicar desde o princípio do relacionamento e construir hábitos saudáveis quanto à maneira de dizer as coisas.

Um abraço!
Augustus

[Aos leitores do blog: Maria do Socorro é um nome fictício.]

Fonte: [O tempora O Mores]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...